quarta-feira, 5 de abril de 2017

Mudança de endereço e seu impacto na clientela

Oi, oi, gente!

Durante o estágio a gente pode acompanhar de tudo um pouco, né?. Coisas boas, ruins e o rotineiro mesmo. Então pouco tempo depois da minha chegada, já dei de cara com uma mudança de endereço.  

Sim, mas mudar de endereço não é algo normal?

É sim, não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas nesse caso muita coisa rola por trás de uma 'simples' mudança.
O local do Studio era alugado e o dono pediu o ponto de volta. Em meio à crise financeira que assola o nosso país, é difícil achar um lugar que o aluguel seja de um valor mais em conta. E pensando também em sair dessa situação e economizar uma grana, a Carol resolveu levar o Studio para a casa dela e futuramente fazer alterações para deixar tudo bonitinho. Mas, claro, antes de chegar a um veredicto, conversou com cada aluno informando a situação e perguntando se tinha algum problema. Como todos concordaram, a mudança foi feita.

O espaço na casa da Carol não é muito grande, é um terraço num formato de "L", então tivemos um pouquinho de trabalho para organizarmos os aparelhos de forma mais harmoniosa. Colocamos cortinas para fechar o espaço, que até então era aberto, e ainda foi necessária a utilização de uma lona para terminarmos o bloqueio. Limpamos tudo e deixamos arrumado para o início da semana.

A semana começou. Os alunos chegaram, fizeram as suas aulas e tivemos um total de 0 reclamações, o que até então era um bom sinal, já que o ambiente não era mais o mesmo e sempre leva um tempo até que as pessoas se adaptem ao novo. Claro que o fato da casa da Carol ser muito próxima ao antigo Studio ajudou, considerando que a maioria dos clientes são moradores daquelas redondezas. Mas o que eu realmente achei interessante foi a lealdade deles, o fato de não se importarem com essas alterações, mesmo que elas pudessem deixar o ambiente um pouco menos atrativo do que era antes, tendo em vista que poderiam dar qualquer justificativa e cancelar as aulas.

Isso nos mostra que em qualquer empreendimento tem coisas que valem muito mais do que a aparência. Claro que isso conta bastante, mas você oferecer um bom serviço combinado com um atendimento de boa qualidade, tentar conhecer o cliente e mostrar que você se importa com ele e não enxergá-lo apenas como dinheiro é o que faz com que qualquer um se fidelize ao local.



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